Felizes os Misericordiosos

Bem Aventurado - Misericordios

Bem Aventurados os Misericordiosos, pois alcançarão Misericórdia

 

Bem aventurado não é “somente” uma vida feliz, realizada, mas também, uma vida DIGNA DE FELICITAÇÃO!

Sim, uma vida admirável, uma vida vistosa, que valha a pena ser vivida e imitada!

Nesta 6º Bem Aventurança temos nos MISERICORDIOSOS uma vida que merece menção, merece dignificação, merece palmas, merece louvor!

Misericordioso é o que exerce misericórdia, e misericórdia é a atitude de vida de VIVER A DOR DO OUTRO! É sinônimo de COMPAIXÃO, de PIEDADE, de PERDÃO.

Misericordia diverge da Graça, pois esta diz respeito a “pecados” e a misericórdia a dor e a miséria do outro. Ser misericordioso é a atitude de um coração transformado pela graça de Deus – perdoado, e que seu estado novo de felicidade gera a empatia com a dor alheia. Ser misericordioso é ser semelhante a Jesus.

 Leitura do Texto         Mateus 5.1-7.

 01 – A MISERICÓRDIA – COMO PRÉCURSORA DO AVIVAMENTO BÍBLICO

E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos dos Apóstolos 2:45-47

Em toda a histórica da IGREJA DE CRISTO os avivamentos ocorrem a partir de atitude interna de ORAÇÃO, atos públicos, constantes e fraternos de JUSTIÇA E MISERICORDIA e PREGAÇÃO público ousada.

A vida publica de JUSTIÇA E MISERICÓRIDA – QUALIFICA a mensagem da Igreja! Torna a mensagem relevante, atraente,viva e acima de tudo VERDADEIRA!!

Reflexão - Bem aventurado é a vida que merece ser DIGNIFICADA, e muitos são os nomes daqueles que exerceram misericórdia, se colocaram no lugar do outro, e prepararam o caminho para o AVIVAMENTO.

Jonh Wesley –sec XIX– misericórdia do seu povo – Inglaterra em expansão industrial, criação de bairros para trabalhadores, que passavam a semana inteira longe de casa, o trabalho exaustivo e falta de convívio familiar, levou este povo ao alcoolismo e a promiscuidade rapidamente. Wesley – professor, tutor na Universidade Oxford, age com MISERICORDIA e vai para o meio do povo anunciar a Jesus!

David Wilkerson – sec XX – pastor de cidade interiorana dos Estados Unidos, acompanhando as noticias sobre drogas, violência, e morte juvenil por conta das gangs, resolve agir com MISERICORDIA, deixando sua casa sua esposa grávida, e indo para a periferia resgatar os jovens.

Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão. Deuteronômio 15:10

Ponte – O texto de Deuteronômio nos exorta de maneira CLARA, DIRETA E OBJETIVA que o Senhor abençoará a nossa obra, e o trabalho de nossa mão, se LIVRE, ALEGRE, E ESPONTANEAMENTE dermos o que temos. Qual o talento, capacidade que DEUS te deu e você tem retido?

 2 – A MISERICÓRDIA – COMO CAMINHO PARA A SANTIDADE!

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. Prov 21:13

Não existe ação de Deus numa igreja “Desconectada” do clamor do mundo! O mundo clama por AMOR, JUSTIÇA, BONDADE, ACEITAÇÃO – uma igreja ensimesmada não tem resposta de suas orações, intercessão e clamor da parte de DEUS!

Reflexão – Abrir o coração, os ouvidos, e o BOLSO, ao clamor do pobre é o CANAL DE COMUNICAÇÃO COM DEUS!

Israel foi duramente castigado por Deus pelo seu pecado de OMISSÃO e SOBERBA diante dos necessitados, vejamos:

Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não fez Sodoma, tua irmã, nem ela, nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas.
Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba,
fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. Ezequiel 16:48-49

Muitos valorizam no texto bíblico “apenas” a questão da IDOLATRIA de Israel, contudo, a Soberba, a Preguiça e a Indiferença com as necessidades alheias são tão criticadas pelo Eterno quanto a idolatria.

Você deseja estar numa Igreja que DEUS ouça o seu clamor? Se sim, ore, apóie, contribua para que a sua igreja ATENDA O CLAMOR DO NECESSITADO!

A misericórdia do Eterno precisa ser renovada a cada manhã, por que a nossa maldade também se renova!

Ilustração – Sacerdote e Levita saindo do culto não exercem MISERICORDIA, Samaritano indo para Jerusalém - não podendo cultuar no Templo, já era Adorador!

OBS – Quando falamos de necessidade “NÃO É SOMENTE O PÃO” pois o próprio Jesus declara: Nem só do pão viverá o homem, queremos levar mais, levar AMOR,ESPERANÇA, DIGNIDADE, enfim, levar a PRESENÇA DE DEUS! Em gestos e atitudes de amor!

Ponte – Vida Santa não é vida monástica, distante do mundo, e vida de Amor, Graça, Justiça e Misericórdia em meio a multidão

03 – A MISERICÓRDIA COMO HUMANIZAÇÃO DO REINO !

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16.

A misericórdia vivida pela Igreja Institucionalizada – igreja local, diante de sua comunidade é a manifestação real, crivel, percebida da Mensagem de Amor em meio a comunidade!

Reflexão – Atos de Justiça e Misericórida institucionais, planejados, divulgados apresentam o Reino de Deus de maneira humana a sua comunidade!

Reflexão – Trabalhos sociais que objetivem dignificar a vida da criança, adolescente, jovem, adulto e idoso glorificam a Deus em sua essencia, mesmo que estas pessoas não venham a individualmente aceitarem o evangelho.

ESTAMOS ADORANDO NO TRONO DA GRAÇA, gerando MISERICORDIA, e este é o tempo oportuno!

Quantos dos milhares que receberam o pão e peixe multiplicados por Jesus aceitaram sua mensagem?

Quantos dos 10 leprosos voltaram para agradecer? Jesus não fazia o bem pelo retorno dos que recebim, fazia o Bem porque isto agradava ao Pai!!

 Jesus não objetiva o tipo ou a quem devamos exercer misericórdia, não condiciona a algum tipo de próximo, antes, deixa em aberto o exercicio da misericórdia de maneira abrangente.

Bem aventurado, digno de honra, de menção honrosa, de felicitação é para aquele que exerce misericórdia, para este a Misericórdia do Eterno este segurada!

Abraços Pastor Públio Azevedo


Programação da Semana

Segunda-Feira  - 20 hs
Oração, Clamor e Vitória;

Terça-Feira       - 20 hs
Encontro das Mulheres;

Quarta-Feira    -
16h- Espaço Aberto- Esportes
19h30-RECUPERE - clique aqui
20h- Estudo Biblico/Doutrinario

Quinta-Feira     - 16 hs
Espaço para Adolescentes

Projeto Mulheres do XV

Sábado
8h- EDUCAXV-cursinho ENEM
13h- Ensaios -Adolescentes
14h- Evangelismo- PESCA
15h- Ensaios -Jovens
16h- LIBRAS -
Projeto Mãos que Libertam 
20h- Vide agenda do Mês

Domingos
9h00 hs - Culto da Manhã

9h45 hs - EBD/Ministérios

17h30 - Celebração
19h30 - Celebração

Mensagens

gp1

gp7

gp2

gp8

gp3

gp9

gp4

gp10

gp5

gp6