À querida IBPXV – Igreja Batista em Parada XV de Novembro

Que a Paz do Senhor Jesus esteja presente em nossas mentes e corações.

Depois de voltarmos aos nossos encontros presenciais em Julho, onde não apenas fizemos o acompanhamento da evolução das orientações da União, Estado e Município, como também, analisando a resposta, postura e maturidade da Igreja nos cultos presenciais divulgamos a NOVA agenda para o bimestre SETEMBRO e OUTUBRO.

Lembrando que:

EXORTAÇÃO À UNIÃO – ESTARMOS JUNTOS

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25

RESPONSABILIDADE PESSOAL E COLETIVA

Tudo, porém, seja feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:40

Breve resumo das ações neste período.

1º – Sempre CRENDO no agir, cuidado, paz e discernimento vindo da parte do Deus Eterno no dia 18/03 criamos um “Comitê de Cristo”, grupo formado pelos Pastores, Líderes do Min. Diaconal e a Diretoria Eleita, onde atuamos na condução e decisões litúrgicas, administrativas, financeiras e sociais no período da Quarentena.

2º – 01/06/2020 anunciado o PLANO SÃO PAULO a retomada gradativa de diversas atividades.

3º – Em 18/06/2020 nos reunimos virtualmente e o plano de ação para o retorno e para as atividades de JUL e AGO forma traçadas, e, LOUVAMOS a Deus pelo retorno em paz, alegria, adoração e responsabilidade. Onde podemos afirmar que da reunião da IBPXV não gerou nenhuma contaminação a seus membros.

4º – Acompanhando com atenção, prudência, tremor e temor a evolução do tema na União, Estado e Município entendemos ser necessário a manutenção de alguns itens, ajustes de outros e a inclusão de algumas novidades – pequenas e estratégicas.

A cidade de São Paulo vem sendo orientada pelo PLANO SÃO PAULO do Governo Estadual onde desde 26 JUNHO estamos na fase AMARELA, sendo a orientação para cultos, missas e atividades religiosas era o uso de 40% da capacidade, nós optamos por retornar com uso de apenas 22,5% – capacidade anterior 400 lugares, retornamos com apenas 90 lugares, inclusive demarcados individualmente.

O Estado e os municípios de SP estão em Quarentena OFICIAL até 06 de Setembro conforme Decreto 64.881, com atualizações/deliberações em: 17/03; 23-24-25-27-30/03; 1-3-4-23/04; 06/07.

A evolução e as decisões são tomadas a partir – principalmente, mas não somente, dos itens:

% de transmissão do vírus. % de uso de UTIs. % de mortes x taxa de contaminação.

Assim sendo temos o seguinte quadro em SP no mês de Agosto.

agosto sp covid19 v2

agosto sp covid19 v3

Pode-se observar nos quadros acima que apesar da cidade estar na fase AMARELA, Grande SP ZONA LESTE já esta VERDE para ocupação de UTIs e no percentual de internações por 100 mil habitantes, CONTUDO, a quantidade de óbitos ainda esta na AMARELA.

agosto sp covid19 v4

A fase AMARELA mante-se estável em SP desde 10 de JULHO, indo para 2 meses assim.

Considerando este quadro ESTÁVEL bem como a BOA ATITUDE DA IGREJA no retorno aos cultos presenciais em Julho, evoluiremos em SET e OUT da seguinte forma.

1 – FIM / encerramento dos cultos de sábado;

Motivo: Baixa procura presencial, baixa procura virtual

Liberação do espaço para retorno dos encontros dos Ministérios.

2 – Liberar os sábados para os ministérios

agenda será concentrada no PASTOR PÚBLIO;

agenda fixa para o bimestre,

nada de improviso ou imprevistos;

100% do protocolo de higiene e distanciamento;

Atuação dos ministérios SOMENTE com a presença do Pastor, Ministro ou Líder principal durante TODO o evento. De quem será exigido a realização do Protocolo.

3 – Ampliação do HORÁRIO do sábado

De 18h as 22h para 14h as 22h.

Não é as 22h15, 22h20 nem 22h30, é até as 21h55, luzes APAGADAS 22H!!!!!

4 – Ampliação de uso de AMBIENTES

Casa do MEI – SET e OUT

Espaço terréo reuniões com grupos até 10 pessoas

Espaço superior reuniões com grupos até 20 pessoas

Sábados das 14h às 22h

Domingo das 9h às 13h

Estacionamento – piso superior

Espaço para reuniões com grupos de até 70 pessoas – SET; 200 Pessoas OUT

Mesmos horários indicados acima

Novo salão – OUT

Mesmos horários já indicados acima.

Capacidade interna maior, será divulgada pós inauguração.

Ou seja. Poderemos ter eventos em paralelo acontecendo, contudo sempre com protocolo.

5 – EBD online jovens, juniores, Casais e adolescentes

Manutenção do modelo atual até o final de Outubro – depois será feito nova analise

Retorno presencias das salas Batismo, Integração e Discipulado.

6 – Retorno de Encontros Ministeriais MENSAIS

MEI –

JUNIORES 12/09 e 10/10 16h às 18h MEI – sala superior

Professores 12/09 e 10/10 18h às 20h MEI – sala superior

ADOLESCENTES

– última SEXTA TEEN – 28/08; 25/09; 30/10 das 18h às 22h Salão Principal

– EBA Teen – todos os sabados das 14h às 16h Salão Principal

JOVENS

1ª SABADOS 05/09 E 03/10 das 18h às 20h Salão Principal

2º SABADOS 13/09 E 11/10 das 16h às 22h Salão Principal

DOMINGOS 13,20/09 – 11,18, 25/10 das 14h às 16h “Ar livre” Estacionamento

Gravação do Entre Canções

Último SABADOS 26/09 e 31/10 das 16h às 18h Salão Principal

HOMENS – ????

MULHERES

– Última TERÇA 29/09 e 27/10 das 19h às 22h Salão principal

Mantem-se os encontros virtuais nas demais Terças Feiras.

CASAIS

Grupos SABADOS 19, 26/09 e 17/10 20h às 22h Salão Principal

Grupos SABADOS 05/09 e 31/10 18h às 22h Estacionamento

Vocacionados MISSÕES

Retomado do ministério 13/09 9h30 às 12h MEI – sala superior

7 – CULTOS AO DOMINGO

Novos horários no domingo

19h30 – NOVO – 17h – mantem-se

Transmissão ao vivo somente do culto das 19h30.

Reorganizar LISTAS DO RODÍZIO – incluir a turma do Sábado nos grupos do DOMINGO.

Aumentar 3 fileiras no salão para culto aos domingos. De 22,5% para 30%

De 90 lugares para 120 lugares

AGENDA ESPECIAL – Culto inauguração do novo espaço último domingo Setembro – 27/09

Batismos e Ceia do Senhor

Evento ao AR LIVRE. Parte externa (em cima) do novo salão

Se chover, agenda normal 17h e 19h30.

Até 400 pessoas com protocolo de distanciamento social

Driving para carros com idosos – Agendar e demarcar lugares

ESCALA especial do Min. Diaconal e Homens para evitar acidentes.

CEIA DO SENHOR. 1ª Domingo Set/Nov, a de outubro será antecipada para o evento Ar Livre.

Presencial

Delivery

Driver Thru – apenas idosos e enfermos

8 – CULTOS DA SEMANA

INTERCESSÃO E VITÓRIA – SEGUNDAS FEIRAS

Retornaremos com presencial a partir de 07 de Setembro

Pastor Enedir entrará apenas online

Manteremos a Transmissão a partir do salão

ENCONTRO DE MULHERES – TERÇAS FEIRAS

Manutenção dos encontros Virtuais

1 encontro presencial mês, última terça-feira

EBA – Estudos Bíblicos Avançados – QUARTAS-FEIRAS
Manteremos apenas virtual

Não incentivaremos publicamente vinda a igreja

Mas, também não impediremos um ou outro irmão que chegue no horário de culto

ESPAÇO JOVEM – QUINTAS FEIRAS

Apenas virtual, gravado

Não haverá uso do salão nem Casa MEI

ENCONTRO HOMENS – SEXTAS FEIRAS -OBSERVAÇÕES

TODOS os procedimentos e protocolos adotados em JUL serão 100% MANTIDOS!

O GRUPO SUPORTE fica responsável pelo protocolo de ENTRADA nos cultos OFICIAIS.

O Grupo Suporte esta sob a liderança da Zeladoria – Zé Elias.

Os Pastores, Ministros ficam responsáveis pelo protocolo NOS SEUS EVENTOS ministeriais.

Agenda de transmissão OFICIAL ocorrerá

Domingo 19h30

Segundas e Quartas 20h

Devocionais das 12h e das 18h continuarão SET e OUT.

Não haverá improviso, nem abertura da Igreja fora da agenda divulgada.

Não haverá a realização de eventos sem a presença do LÍDER do Ministério.

Min. Administração está orientado A NÃO ABRIR EXCEÇÕES.

Neste bimestre AINDA NÃO haverá atividades para as crianças, que devem ser contadas dentro doS 120 lugares, e ficar de mascaras (acima de 3 anos) com seus pais e ou responsáveis.

RESUMO DA AGENDA DO BIMESTRE

agosto sp covid19 v5

Estamos organizando à volta aos nossos encontros presenciais para o mês de Julho de 2020.

Após mais de 3 meses mantendo a comunhão, intercessão, ensino, louvor, adoração e pregação à distância, se aproxima o tempo de nos reencontrarmos presencialmente, num formato novo, todavia, sempre debaixo da GRAÇA, PAZ e ESPERANÇA que há no NOME DE JESUS, iniciaremos um processo organizado, seguro, prudente e alegre de retorno.

Para tal nos orientaremos em dois preceitos importantíssimos da Palavra de Deus.

1º EXORTAÇÃO À UNIÃO – ESTARMOS JUNTOS
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25

2º RESPONSABILIDADE PESSOAL E COLETIVA
Tudo, porém, seja feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:40

Sempre CRENDO no agir, cuidado, paz e discernimento vindo da parte do Deus Eterno no dia 18/03 criamos um “Comitê de Cristo”, grupo formado pelos Pastores, Líderes do Min. Diaconal e a Diretoria Eleita, onde atuamos na condução e decisões litúrgicas, administrativas, financeiras e sociais no período da Quarentena.

A partir deste grupo tomamos a decisão de paralisarmos nossos encontros presencias, sendo o último culto presencial em 16/03/2020, onde desde então, sempre olhando para o ALTO, mantivemos TODAS as atividades ministeriais – em formato virtual, e criamos vários outros espaços de clamor, comunhão, ensino e adoração em 7 ações online nos canais virtuais, com a participação de mais de 60 irmãos – crianças, adolescentes, jovens e adultos da IBPXV. Vemos o mover de Deus e o surgir de vários Dons e talentos para glória de Deus.

E ainda, temos acompanhado com atenção e prudência as ações e orientações governamentais em âmbito federal, estadual e municipal, como exemplo, os decretos abaixo especificamente sobre a QUARENTENA e as atividades RELIGIOSAS, conforme abaixo:

Decreto FEDERAL – nº 10.292 – 25/03/20, alterando o Decreto 10.282 de 20/03/20.
Art. 3º – as medidas previstas na Lei nº 13.979, de 2020, deverão resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais ….

§ 1ª São serviços públicos e atividades essenciais ….

XXXIX – atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde Decreto ESTADUAL – nº 64.881 – Quarentena no Estado de São Paulo, período de 23/03 a 28/06/20 Decreto MUNICIPAL – nº 59.349 – Recomendação, Horários e Funcionamento das atividades essenciais:

Item – Atividade – Horário Funcionamento.

55. Atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde – LIVRE Ofício 166/2020/ GAB_CASA CIVIL – Termo de Compromisso – Processo nº 6510.2020/0007997-7 Diretrizes sobre compromisso das Igrejas Cristãs em práticas de higiene no período da quarentena;

OBS – Acima pode ser observado que tanto em âmbito Federal, Estadual e Municipal as atividades religiosas estão classificadas como: “Atividades essenciais”, não havendo restrição para suas práticas, antes, orientação de procedimentos de higiene e saúde pública.

OBS2 – Nunca houve fechamento compulsório (decreto para fechar as igrejas), onde a IBPXV – assim como tantas outras, assumiu postura preventiva e prudente diante do cenário dúbio, cinzento e inconcluso desde o início da pandemia, optando pela não realização de cultos presenciais no período de quarentena.

Sobre as determinações do Ministério da Saúde temos as seguintes observações oficiais divulgadas:

Como é TRANSMITIDO

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

1- Toque do aperto de mão;

2- Gotículas de saliva;

3- Espirro;

4- Tosse;

5- Catarro;

6- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Como PREVINIR

Lave as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária. (ruas, teatros, igrejas, shoppings, etc). Se puder, fique em casa.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

Considerando que a circulação em transportes públicos nunca parou e que a partir de 08 de Junho tivemos a reabertura dos diversos serviços e atividades NÃO essenciais na cidade de São Paulo, e que, o período de entendimento e conscientização do chamado “NOVO NORMAL” nos relacionamentos sociais avançou, iniciaremos processo de retomada de nossos encontros presenciais em FORMATO ESPECIAL, criterioso, prudente, cuidadoso HONRANDO nosso Deus no cuidado do SEU TEMPLO, do Templo do Espírito Santo de Deus, ou seja, cada corpo de cada membro da Igreja de Cristo espalhado pela terra.

DO AMBIENTE

1-) SALÃO – Higienização

Espaço interno, corrimãos, cadeiras, etc. Serão higienizadas antes de cada encontro com os produtos indicados para eliminação do vírus.

2-) CASA MEI – Ministério Infantil

Espaço restrito apenas aos pais com os próprios filhos para trocas, amamentação, entre outros.

O MEI acompanhará a agenda do Estado para a área Educacional, neste momento há apontamentos para SETEMBRO. – estaremos atentos, e informando com transparência toda igreja.

Ou seja, não haverá professores (pessoas diferentes da família) interagindo com as crianças.
Teremos 3 pessoas escaladas para orientar cada um dos ambientes onde OS PAIS E MÃES das crianças poderão interagir com seus filhos, trocar, amamentar, etc.

3-) ROTINA ADMINISTRATIVA
Secretaria continuará atuando à distância. Zeladoria nos dias sem público.

DAS REUNIÕES

1-) Limitação de Público

Reduzimos nossa capacidade interna de 400 lugares para 90, ou seja, ocupação de 22,5% do espaço, com de raio de 4m² entre as cadeiras. Maior distanciamento e novos corredores.

covid19 -02

2-) Limitação de Espaço e Circulação

Haverá fitas, barreiras entre outros, direcionando a circulação interna.

Novos corredores facilitarão a entrada e saída dos encontros, evitando o contato físico.

3-) Restrição – temporária, de público

Seguindo as recomendações do Min. Saúde, não estaremos recebendo em nossos encontros o chamado grupo de risco.
Pessoas acima de 60 anos, pessoas com diagnóstico já sabido de diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, entre outras. Neste período NÃO entrarão.

4-) Limitação de Encontros

Em virtude da necessidade de tomada de “série” de ações e procedimentos, este retorno gradual ocorrerá apenas para os cultos de SABADO, DOMINGO.

Será mantida a transmissão de TODOS cultos via redes sociais.

Encontros ministeriais ocorrerão virtualmente ou com agenda autorizada pelo Pastor de forma específica.

5-) Procedimentos de Higiene

Através de uma EQUIPE DE APOIO atuando sob a orientação da Zeladoria teremos a orientação na entrada do salão com uso OBRIGATÓRIO:

Aferição de temperatura. Limite 37,8

A orientação do Min. Saúde é que, temperaturas a partir de 37,8 é considerada estado febril não devendo estar junto com as demais pessoas.

Lavagem de mão – água

Borrifador com álcool em gel fator 70

Uso obrigatório durante TODA a reunião de máscara

6-) Novos dias e horários

Com a diminuição da capacidade interna, objetivando atender mais pessoas, evitando sempre a aglomeração nas entradas e saídas.

Sábado às 20h

Domingo às 17h

Domingo às 20h

7-) Presença Direcionada – Rodízio

Faremos uma experiência no mês de JULHO, com rodízio direcionado a partir da lista de membros da igreja, famílias e pessoas que já estão tendo relacionamento presencial.

Os nomes serão divulgados o acesso ao encontro ocorrerá em conformidade com a lista.

OBS – Este procedimento será analisado no final de Julho, onde poderemos mudar pessoas, alterar dias e horários para melhor adequar as necessidades familiares e pessoais.

OBS2 – Sempre haverá alguns lugares disponíveis para VISITANTES não membros.

OBS3 – Membros da igreja, com nomes dentro de um horário que vierem em outro NÃO estarão autorizados a entrar no salão.

😎 Não CONTATO PESSOAL

Com muita CONSCIÊNCIA do momento mudaremos nosso estilo de culto, onde não teremos apertos de mãos, beijos – ósculo santo, abraços.

Na entrada, na saída ou nos momentos de cultos

Inclusive entre os membros da mesma família.

9-) Entrada e saída

A entrada estará aberta sempre 30 minutos antes, podendo as pessoas chegarem sem aglomeração

As pessoas que chegarem serão orientadas a usarem os bancos a partir da 2ª FILEIRA, deixando livre os primeiros bancos, mantendo um distanciamento AINDA MAIOR das pessoas do palco.

A saída ocorrerá de forma ordenada e sistemática, saindo primeiro as pessoas das fileiras mais próximas à porta, uma fileira por vez.
Direcionando-se à rua ou ao estacionamento de maneira ágil.

10-) NOVO FORMATO MESMA MENSAGEM!

Continuamos AGRADECIDOS porque até aqui o Senhor nos ajudou e cuidou de nós.

Continuaremos a ANUNCIAR a volta de Jesus até que ELE VENHA!